Trabalhando em Equipe – Como Firmar Boas Parcerias

No mundo dos negócios, firmar boas parcerias é uma premissa para grandes avanços. Para nós, designers, não poderia ser diferente. A colaboração entre o nosso trabalho e o de outros profissionais alimenta um ecossistema capaz de produzir mais resultados efetivos para os nossos clientes.

Apesar disso, sabemos que nas parcerias de trabalho – bem como em todos os níveis das relações humanas – nem tudo são flores. Por isso, é um desafio se tornar apto a trabalhar com outras pessoas de maneira fluida e equilibrada.

Nas minhas experiências no mercado, aprendi muito sobre essas relações e as habilidades humanas que devemos estar abertos a desenvolver para compor um trabalho prazeroso e eficaz. Algumas dessas habilidades listei a seguir.

1) Diálogo e flexibilidade

Saber ouvir é algo imprescindível nessas relações. Diferentemente de uma relação entre patrão e empregado, em uma parceria é necessário dialogar de igual para igual e estar sempre pronto para receber e avaliar feedbacks.. A boa notícia é que quem é capaz de dar o braço a torcer e se abrir a uma possibilidade nova de solução consegue desenvolver novas estratégias e trabalhar melhor – com mais qualidade, otimização do tempo e do serviço.

 

2) Gostar de problemas

Exatamente isso que você leu. A mentalidade de gostar de problemas está relacionada à capacidade de criar novas soluções. Todas as grandes invenções tiveram base em alguma inquietação ou incômodo, não é verdade? “Gostar de problemas” nada mais é do que perceber no incômodo do outro uma oportunidade de trabalhar melhor. Imagine a seguinte metáfora: dois parceiros de negócios na idade da pedra precisam trabalhar nas profundezas de uma caverna escura. O parceiro 2 precisa de claridade para trabalhar e questiona isso com o parceiro 1. O parceiro 1 poderia simplesmente deixar para lá e tentar encontrar um novo parceiro que saiba trabalhar no escuro ou… se juntar ao parceiro atual na solução desse problema e, então, desenvolver a incrível ferramenta da fogueira! A segunda opção certamente colocaria ambos em uma posição muito mais competitiva.

 

3) Procedimentos

Estabelecer e respeitar procedimentos evita muita perda de tempo. Certas ferramentas foram criadas justamente para agilizar a comunicação com os profissionais, de forma a trazer até eles exatamente todas as informações de que precisam, de maneira organizada, para concretizar um projeto do jeitinho que o cliente queria, aumentando a satisfação e diminuindo os prazos.

 

4) Empatia

Você não desejaria ao outro algo a que você não se submeteria, certo? É mais do que importante ter em mente as condições de trabalho de todos os seus parceiros, a maneira em que trabalham e as necessidades que têm para manter e aumentar a qualidade dos resultados. Numa mesma equipe, podem integrar profissionais que trabalham das mais diferentes maneiras – alguns conseguem resolver as demandas à distância em plataformas simplificadas de comunicação e outros precisam de horas na frente de um equipamento específico e munidos dos devidos softwares, por exemplo. Isso causa impacto na nossa percepção sobre a balança da disponibilidade, por exemplo.

 

5) Vontade de crescer junto

Quando firmamos parcerias, a vontade que temos de crescer tem que ser diretamente proporcional à vontade que temos de que nossos parceiros cresçam. Isso é fundamental para que os interesses estejam sempre em equilíbrio, e também para que exista a empatia, a flexibilidade e a vontade de conseguir novas soluções. O ambiente interno de uma parceria em termos de comunicação, humanização e organização deve ser cuidado tanto quanto os mesmos aspectos na relação com os clientes.

Ter parceiros na mesma frequência que você é maravilhoso! Bom para os negócios, bom para nós. Por isso, a manutenção dessas relações merece o mesmo carinho. As parcerias são extremamente valiosas!

Grande abraço e até a próxima!

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