Designer Gráfico: Como Apoiar Seus Clientes na Crise

Atualmente atravessamos um delicado momento de incertezas. Muitos empreendedores e empresas visando cortar custos e eu sei que você, meu colega designer gráfico, tem medo de estar na mira dessa tesoura. Além disso, é importante que todos os seus clientes se recuperem bem da crise para que você também possa passar por ela bem, não é mesmo? É importante que o mercado todo se recupere e se aqueça novamente. Por isso mesmo, vim escrever este artigo para lhe apresentar algumas soluções de como apoiar seus clientes na crise, é o verdadeiro manual para o designer gráfico durante a quarentena.

Então, atente-se às dicas abaixo e aplique-as rapidamente para apoiar seus clientes.

  1. OFEREÇA MELHORES CONDIÇÕES DE PAGAMENTOS

    Talvez essa seja a mais imediata forma de apoiar seus clientes durante uma crise: oferecendo a eles condições mais flexíveis de pagamento. Ofereça opções de parcelamento para novos contratantes e para os seus clientes já fidelizados. Assim, você pode aliviar os gastos fixos de um mês e manter os seus indispensáveis serviços de design possíveis no planejamento financeiro da empresa.

  2. OFEREÇA DESCONTOS AOS PEQUENOS EMPREENDEDORES

    Os pequenos empreendedores, com um fluxo de caixa e capital de giro mais frágeis talvez foram os mais afetados durante esse período. Por isso, oferecer descontos a esses clientes pode ser uma ótima maneira de apoiá-los durante a crise.

  3. TENHA FLEXIBILIDADE

    Analise cada caso detalhadamente, e principalmente com empatia. Talvez algum cliente tenha sido mais afetado do que outro e isso possa te gerar precedentes para abrir algumas exceções. Por exemplo: se o cliente havia contratado peças para impressos e precisou trocar por peças para redes sociais no meio do caminho, seja flexível. Saiba ser compreensível para, como designer gráfico apoiar seus clientes durante a crise.

  4. TENHA EMPATIA

    Imprevistos podem acontecer, aceite isso para ajudar seu cliente. Se o cliente precisou interromper um contrato ou projeto antes do final, se precisou mudar o objetivo ou planejamento de alguma peça, seja empático pois estamos em momentos atípicos do mercado.

  5. ORIENTE SEUS CLIENTES

    É normal nos sentirmos desorientados e confusos quanto as ações que devemos tomar em momentos de incerteza. Caso tenha alguma ideia, orientação ou conselho pertinente, não pense duas vezes em passá-los a seus clientes!

  6. QUE TAL DOAR?

    Eu sei que o momento é de recessão. Mas já parou pra pensar que tem gente passando muito mais sufoco que você? Designers, clientes, empreendedores, empresas: juntos somos muito mais fortes!

Aí acima, eu decidi dividir com vocês algumas ideias que tive que podemos aplicar em nossos negócios, para assim agirmos como verdadeiros parceiros de nossos clientes e ajudá-los nesse momento de crise.
Algumas dessas ações eu já estou aplicando e testando por aqui!
Tem outras ideias do que podemos fazer ou tem alguma ONG pra indicar precisando de doações? Comenta aqui!

 

Um beijo da Mariane Mendes

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