3 Mitos Sobre Carreira Freelancer

Freelancer é um termo inglês que caracteriza o profissional autônomo que executa uma atividade de maneira independente, podendo prestar serviços a vários empregadores.

Hoje com apenas um laptop e internet temos a possibilidade de construir uma carreira sem sair de casa. Esse pode ser o sonho de alguns e pode não funcionar para outros.

Sair de um emprego de carteira assinada para seguir como freelancer é sempre uma grande decisão, devido a muitos mitos e incertezas sobre como serão os dias após essa escolha.

Poder trabalhar de pijamas, não dar satisfações, trabalhar de madrugada, fazer a própria comida, ter liberdade financeira: aparentemente optar por trabalhar de freelancer parece ser a melhor opção e quem a fizer só tem a ganhar. Será? Veja alguns mitos sobre a carreira de freelancer.

O que ninguém te conta sobre a rotina de ser freelancer.

não ter chefe

1) Não vai ter chefe!

Você não vai ter 1 chefe! Você terá vários.
Por mais que você deixe claro para seus clientes que você é um prestador de serviços e que você não é um funcionário deles, cada cliente tem as suas particularidades, sua maneira de trabalhar e suas expectativas sobre o seu serviço. Portanto se acostume a ter vários chefes – em muitos casos até simultaneamente.

Trabalhar em qualquer horário

2) Pode trabalhar em qualquer horário.

Ter responsabilidade com seu contratante é um dos pontos essenciais que te farão um bom profissional aos olhos do mercado. É extremamente importante se programar para atender as demandas das empresas durante o horário comercial, que é o horário em que a maioria delas estão funcionando – claro que existem exceções, nesse caso de adapte a elas.

É importante também estar a postos para imprevistos durante esse horário, sem contar que se surgir alguma dúvida referente ao projeto, provavelmente será durante o horário comercial que terá algum funcionário ou responsável disponível para você.

 

Designer não ganha dinheiro

 

3) Não ganha dinheiro.

Se você não for um profissional responsável, dedicado e entusiasmado com o que faz, você não ganhará dinheiro em nenhuma área.
Essa não é uma peculiaridade do freelancer.
Atualmente não falta trabalho para quem presta um bom serviço e se diferencia dos profissionais medianos. É importante enxergar as oportunidades e, além de tudo, investir no seu negócio para obter lucros.
Não é difícil encontrar freelancers que estão “bem de vida” pois conseguiram gerir a sua carreira. Use-os como inspiração, faça um planejamento, trace metas e tenha controle financeiro.

 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário