É comum ao longo da carreira de designer- ou pelo menos uma vez a cada 3 pedidos de orçamentos para criação de logotipo – , nos depararmos com clientes solicitando criação de logotipos “tão fortes e memoráveis quanto as marcas da Apple e a Nike” . Mas será que isso é possível nos dias de hoje?
Como podemos argumentar que devemos nos lembrar que essas grandes marcas têm uma trajetória de muito investimento e aprimoramentos durante anos?
Primeiro, precisamos entender a diferença entre Marca e Logotipo.
Resumidamente podemos dizer que o logotipo é apenas um pedaço da sua marca. Ele é a representação visual do nome do seu negócio e serve para a identificação da sua empresa, formado por um conjunto de letras e/ou símbolo. Ele á uma parte finita e tangível da sua estratégia de marca.
Já o conceito de marca vai além do logotipo. Marca é toda a cultura da empresa, que passa desde seus materiais gráficos, a postura, linguagem, como a empresa se posiciona com seus funcionários, colaboradores, clientes. Podemos dizer que é a imagem corporativa emocional percebida pelo público.
Marca é o que dizem de você, e não apenas o que você quer dizer.
É como se fosse a sua reputação.
Pincelada essa parte – digo pincelada porque esses conceitos são extensos e daria muito pano pra manga.
Vamos trazer agora um pouquinho da história da Apple.
A Apple surgiu em 1976 – são 42 anos de trabalho de marca- e esse foi o primeiro logotipo dela.
Somente no final dos anos 70 a apple troca o seu logotipo por uma estética mais inovadora que transmitia o conhecimento que eles queriam, e esse passa a ser o seu novo logotipo.
Eu não vou entrar em detalhes aqui sobre a estratégia visual, a escolha das cores, das formas pois esse não é o objetivo desse artigo.
E só depois de 30 anos evoluiu para essa estética mais minimalista, simples, mais leve e sofisticada.
Repito: São mais de 40 anos de trabalho de marca se adaptando as tendências do mercado, ao comportamento e afeições do consumidor moderno.
É comum uma marca ir se afeiçoando às exigências de seu público ao longo de sua jornada para se conectar cada vez mais com seus consumidores.
A Apple como empresa, criou uma cultura corporativa humanista e uma forte ética empresarial, que se caracteriza por voluntariado, apoio a boas causas e envolvimento na comunidade. Estes valores da empresa são evidentes em tudo o que fazem, desde dos seus produtos inovadores e da publicidade inovadora, até ao seu serviço ao cliente. Quando as pessoas compram ou usam os seus produtos ou serviços, elas sentem como se fizessem parte da marca, como uma tribo.
É essa conexão emocional que cria uma marca e não meramente os seus produtos, serviços ou o logotipo.
Agora vamos falar um pouco sobre a Nike.
A Nike é uma das marcas mais valiosas do mundo. De 2015 a 2016 valorizou 26% e é a segunda marca que os consumidores mais indicam nas redes sociais.
Desenvolvida em 1972, o logotipo chamado de “Swoosh” aparenta um sinal de “correto”, na verdade, é a representação da asa da deusa grega da vitória, cujo nome é Nike.
O primeiro redesign do logo foi em 1978, adotando outra tipografia e passando a palavra para cima do Swoosh.
Em 1985 ocorreu mais uma mudança. Foi adicionado um retângulo preto para contrastar com o logo branco.
A quarta versão feita em 1995 é a que perdura até hoje. A palavra Nike foi retirada, permanecendo apenas o Swoosh, simples e marcante.
Além de muito investimento em tecnologia para aprimorar os seus produtos para agradar aos atletas, a Nike passou também a investir pesado em campanhas publicitárias e patrocínios de atletas com alto desempenho em diversas modalidades esportivas como Ronaldo, Michael Jordan entre tantos outros, associando o desempenho número 1 ao anseio de se tornar a marca número 1 do mercado esportivo.
Hoje, uma das maiores empresas do ramo, a Nike é a principal concorrente da gigante Adidas e continua a investir em lançamentos constantes de calçados e novidades para atletas e consumidores.
O que eu quero dizer então com essas duas histórias?
Que o logotipo de uma determinada empresa, se bem executado e projetado, tem como objetivo agregar valor, facilitar a compra, facilitar a identificação, otimizar a usabilidade, dar credibilidade, aumentar a visibilidade, construir identidade, reter o público-alvo, facilitar a comunicação.
Embora tenha muitos bônus, é necessário lembrar-nos que o logo por si só não tem toda a responsabilidade de posicionamento de marca. É necessário implementar uma cultura que envolve todos os pontos de contato com seus consumidores.
Além de investir pesado, é preciso trabalhar os valores do negócio fielmente de acordo com a essência e personalidade traçada pela equipe de gestão da marca.
O caminho é longo e para percorrê-lo é necessário estar aberto a mudanças e aprimoramentos, e será aos poucos que se irá percebendo as necessidades do mercado e dos clientes.
Note que essas duas marcas ao longo de sua trajetória foram simplificando seu logotipo, deixando sua imagem cada vez mais limpa e fácil de ser assimilada e reproduzida. Portanto estar atento às tendências e consultar profissionais qualificados é também determinante para que o caminho seja sempre mais assertivo.