Novembro está iniciando e com ele vem junto uma das campanhas do varejo mais esperadas do ano: A Black Friday.
Sabemos que tão importante quanto ter preços competitivos nessa época, é caprichar na divulgação dessas ofertas afim de se destacar em meio a tanta competitividade do mercado.
Portanto se você é um designer ou varejista que está montando agora a sua campanha, eu separei abaixo algumas dicas valiosas de design que vão te ajudar nesse momento que exige tanto um pensamento planejado e estratégico.
Você também pode acessar esse conteúdo em vídeo do meu canal do Youtube
Pesquise os concorrentes
Pesquise e veja como estão as peças que irão competir com as suas. Enquanto eles fazem zig, você tem que fazer zag.
Se os concorrentes estão usando fontes manuscritas, formas geométricas, isso não quer dizer que você também deva usar achando que está na moda e está funcionando. Seja original!
O público a ser impactado, ou seja, o cliente, tem que conseguir diferenciar visualmente os seus materiais dos demais, isso agiliza a assimilação e reforça a marca.
Abuse dos tons pretos
Como o próprio nome já supõe – “Black Friday” – abuse do tom preto e cores escuras. Essa é uma característica da campanha que não deve ser descartada pois já funciona nessa época para o consumidor. Não é hora de querer inovar e reinventar a roda.
Uma dica é você unir a cor da marca com o preto – por exemplo, se a marca tem como cor principal o laranja, faça uma composição preto e laranja.
Fotos bonitas
Invista em fotos bem tiradas de produtos e que valorize seus detalhes. Se você vende produtos próprios, essa é uma boa hora de contratar um fotógrafo. Se o caso é revenda de produtos de outras marcas, você pode entrar em contato com a equipe deles e pedir as fotos dos catálogos.
Respeite a regra dos 20% de texto
No caso de criação de posts para a plataforma Facebook, se atente à regra dos 20% de texto. Quanto maior a quantidade de texto nas suas imagens, menor será o seu alcance. Se a quantidade ultrapassar os 20%, você não conseguirá impulsionar as suas postagens.
Você pode calcular a quantidade de texto das suas imagens usando essa ferramenta oficial aqui.
Seja objetivo
Nessa época os consumidores serão bombardeados por ofertas em suas timelines, por isso não se alongue nas informações contidas na arte. Insira o indispensável – eu indicaria apenas produto + preço se for do seu interesse informar o preço- e o restante inclua na legenda ou em um link com “saiba mais” direcionando para seu site.
Prenda a atenção de seu cliente em pouco tempo, caso contrário o seu concorrente o fará.
Grid padrão
Crie uma grid padrão para que todas as postagens dessa campanha tenham a mesma disposição dos elementos e mesma harmonia visual. Essa organização criará uma identidade para seus posts.
Não trate cada post de forma individual inserindo os elementos de forma arbitrária. Assim, cada vez que sua postagem aparecer na timeline de seu cliente ele instantaneamente irá assimilar qual é a marca anunciante pelo padrão visual.
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