As características de um bom designer Freelancer
Nos últimos anos, a contratação de freelancers tem crescido e se popularizado como uma opção para muitas empresas. São inúmeros os benefícios de se contratar um freelancer para execução de projetos pontuais. Dentre os principais benefícios ante uma agência, eu poderia citar: Preços e Prazos reduzidos, Experiência, Especialização, Reputação e uma Comunicação direta com quem está trabalhando no seu projeto.
Sabemos que profissionais autônomos hoje temos aos montes. Com a possibilidade de encontrá-los pela internet essa contratação ficou muito fácil.
Apesar disso, muitos podem se lançar como designers sem possuir experiência nem sequer critério de avaliação. Esses anúncios podem ser tentadores para as empresas contratantes devido à oferta de prestação de serviços com valor muito abaixo do mercado.
E como evitar de cair na cilada de contratar profissionais aventureiros – que você só irá notar que fez um péssimo negócio somente quando os prejuízos começarem a aparecer?
Como identificar se estou contratando um profissional sério?
Para te ajudar com isso, eu separei algumas características importantes que você deve levar em consideração na hora de contratar um profissional freelancer:
1) Boa comunicação
No primeiro contato que você realizar com esse profissional, você já sentirá se ele é um profissional cordial e se está disposto a te ajudar com a execução de seu projeto. Analise sua presteza e em que prazo ele retornou aos seus contatos.
2) Escuta mais do que fala
Uma característica mortal que ronda nosso mercado é o tal do EGO. A área da comunicação é repleta de profissionais que acham que sabem a solução para o seu problema antes mesmo de ouvir qual é a sua questão e mal deixam você falar. Portanto, quando você estiver descrevendo o seu projeto e contando sobre seus objetivos, note se o profissional está disposto a te ouvir e se tem empatia pelo seu projeto. Afinal, embora ele tenha outras habilidades, você provavelmente entende muito sobre o seu negócio e ele tem que estar disposto a aprender com você também sobre o seu ramo.
3) Faz muitas perguntas
Desconfie dos profissionais que não te fazem muitas perguntas. Sejam sobre seus objetivos, sobre as dores de seu negócio, as dores do seu cliente, a história de seu negócio, as cores que você gosta e que não gosta, e diversas outras. Um bom profissional pergunta TUDO o que pode para entender melhor o que você está precisando e para conseguir analisar os melhores caminhos para seguir em seu projeto.
4)Tem presença digital
Visite seu site, suas redes sociais, veja se ele tem uma boa reputação e analise sua postura perante as redes. Essa etapa poderá te ajudar a perceber se está lidando com um amador ou um profissional que investe no próprio negócio.
5) Tem um bom portfólio
Não deixe de visitar o portfólio do seu possível profissional escolhido. Analise o estilo das peças dele e seu grau de execução técnica. Você não precisa entender de design para saber se as peças dele são boas, mas veja se estão de acordo com o estilo, conceito e impacto que você espera que estejam presentes no seu projeto.
6)Tem experiência
Na maioria dos casos, esses profissionais eram funcionários em agências de marketing e publicidade antes de virarem freelancers. Isso aconteceu comigo: eu trabalhei durante 5 anos em uma agência até decidir abrir o meu negócio. Eu considero essa uma característica muito positiva, pois nesse caso o freelancer já trabalhou em projetos anteriores pelas agências e lidou com diferentes tipos de clientes, nichos e negócios. Isso geralmente assegura ao profissional experiência com prazos apertados e trabalho em equipe.
Está precisando de um designer freelancer?