AUTOCONHECIMENTO E CRIATIVIDADE

Entendendo sobre autoconhecimento e criatividade: como eles se relacionam? Sempre busca sobre criatividade mas não entende porquê algumas fórmulas simplesmente não funcionam pra você? Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre autoconhecimento e criatividade para potencializar suas habilidades.

Quer assistir a esse conteúdo em vídeo? Clique aqui e veja o vídeo completo no meu canal!

  1. ENTENDENDO A CRIATIVIDADE

     

    Existem várias definições diferentes para criatividade. Mas basicamente – digo de modo bem geral mesmo – a criatividade é a capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. O quê você precisa saber para entender esse simples e revolucionário ponto de vista que lhe apresentarei é que a criatividade é a capacidade de transformar situações e inovar no modo de agir.
    Estudiosos afirmam que todos nós nascemos criativos, e vamos perdendo essa característica com o passar dos anos. Isso acontece quando começam a vir as responsabilidades adultas, os medos, ou quando nos focamos em seguir roteiros prontos para a vida.

  2. AUTOCONHECIMENTO – A CHAVE PARA A COMPREENSÃO

    A ideia fundamental do autoconhecimento aponta para a capacidade de entender quem somos e porque agimos de determinada maneira. Segundo algumas linhas da psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo.

    Certo, e o que uma coisa tem a ver com a outra?

  3. O QUÊ AUTOCONHECIMENTO E CRIATIVIDADE TÊM EM COMUM?

    Tanto o Autoconhecimento quanto a Criatividade são necessidades básicas humanas. O autoconhecimento permite nos conhecermos melhor, e a criatividade permite expressarmos nossa essência.

    Precisamos saber e nos lembrar constantemente de que somos únicos. Cada pessoa possui diferentes comportamentos sob as mesmas situações. O que molda nossa personalidade além das características genéticas e fisiológicas são nossas experiências em relação ao mundo. E por isso o autoconhecimento é algo importante a se saber: só você vai reconhecer suas peculiaridades.

    Tá, mas porque que eu estou falando isso tudo?

  4. AUTOCONHECIMENTO PARA SABER TER CRIATIVIDADE

    Hoje estamos correndo atrás de fórmulas prontas pra tudo. Corremos e pesquisamos sobre “como ser mais criativos”, “como ser mais produtivos”, “como criar mais em menos tempo”. Existem muitas técnicas que ajudam sim (eu mesma já escrevi aqui um artigo sobre dicas para ter mais produtividade) mas se não pararmos para olhar para dentro e nos perguntarmos “O QUE ME FAZ CRIATIVO?” essas fórmulas não irão adiantar de nada.

    Compreendendo e respeitando as diferenças de cada ser humano, você pode chegar a conclusão que o que te faz mais criativo é um escritório decorado, silencioso e iluminado. Ou você pode saber que o que te traz mais criatividade é um setup ultrapotente. Pode ser que você responda que tem mais criatividade se abastecendo de xícaras e café durante o dia. Ou que você precisa de entrar no mar pelo menos uma vez por semana… e é por isso que é tão importante se dedicar ao autoconhecimento.

    A habilidade do autoconhecimento aparece como peça-chave para o desenvolvimento pessoal. E isso nos faz investir tempo e energia naquilo que realmente importa pra nós.

     

  5. CONCLUSÕES

    Também podemos relacionar criatividade e autoconhecimento no sentido de conhecermos nossos processos criativos, precisamos olhar para como escolhemos ou preferimos realizar alguma tarefa, seja ela simples ou complexa. A forma com que lidamos com essas tarefas irá nos mostrar quais áreas preferimos atuar, ou até mesmo quais atalhos encontramos. (Eu por exemplo aprendi que amo trabalhar com criação de identidade visual, como falei nesse artigo sobre logomarcas)

 

Cheguei a essa conclusão quanto a criatividade e autoconhecimento depois que passei semanas com bloqueio criativo e resolvi me fazer essa pergunta: “O que me faz criativa?”. Pensando nisso, resolvi pegar para entender os aspectos que me atrapalham e ajudam – e alguns deles eu citei no artigo em que elenquei os prós e contras de trabalhar em homeoffice.

Pode ser que chegaremos em alguma resposta equivocada também. Isso acontece porque o autoconhecimento não é um processo simples. Mas é algo que todos nós devemos estar em busca constantemente.

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário