Um logotipo é a representação gráfica que transmite a essência, os valores, o conceito e toda a personalidade de um negócio. Projetar um logotipo é uma tarefa complexa e que exige muita responsabilidade, e que não deve ser confiada a profissionais não qualificados.
Na etapa de construção de um logo, deve-se ater muito cuidado e atenção a todos os mínimos detalhes. Formas, cores, fontes, proporções, tudo isso irá transmitir uma mensagem, e qualquer deslize pode acabar descredibilizando a empresa.
Tanto trabalho acaba sendo recompensado mais à frente, é claro. Essa atenção e investimento especiais na identidade visual de uma marca trazem a longo prazo mais reconhecimento, agregam valor, aumentam a visibilidade, facilitam a percepção e aspiram confiança para um negócio. Todos esses fatores são fundamentais para uma lucratividade ainda maior.
Quais são então as características principais de um logotipo bem elaborado? Abaixo eu listo algumas delas que não devem passar despercebidas durante a elaboração desse tipo de projeto.
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Simplicidade
“Se você não consegue explicar algo de modo simples é porque não entendeu bem a coisa”- Albert Einstein
Alguns clientes confundem a real necessidade de um logotipo e desejam colocar em sua marca itens que representem todos os produtos que vendem ou dos serviços que prestam. ISTO É UM GRANDE ERRO! Como citei acima, para criar a atmosfera de seu negócio utilizamos de cores, formas, tipos e a junção desses elementos irá traduzir o que você faz ou vende. Justamente por isso não se deve colocar nele tudo aquilo que você faz.
Um bom logotipo precisa ser simples, precisa ser fácil de compreender e de reproduzir. A grande complexidade e inteligência de um projeto é a capacidade que o profissional tem de sintetizar a mensagem.
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Atemporalidade
Assim como em todas as áreas as tendências passam e não é diferente no design gráfico. A palavra chave aqui é a longevidade. Um bom logotipo tem que ser pensado e projetado para durar e atender por muitas décadas a empresa. Portanto, fuja daquele visual “que está na moda”.
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Aplicabilidade
Para testar se seu projeto terá uma boa usabilidade é necessário testar a versatilidade dele.
Um check list básico para essa essa verificação é realizar os seguintes testes: O logotipo funciona em pequenos formatos e reduções? Funciona em impressões monocromáticas? Funciona em impressões preto e branco? Funciona em meios digitais? Funciona no mobile? É possível uma versão vertical e outra horizontal? Fica legível no topo do site?
Se foram encontrados problemas em meio a esses questionamentos, volte algumas casinhas e tente uma nova execução para o logo.
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Legibilidade
Na minha visão essa deveria estar no topo da lista por ser uma das mais importantes características. Além de transmitir mensagens, a escolha da tipografia correta é essencial para uma boa leitura do nome da marca. A dificuldade na leitura pode ser crucial para o seu cliente se lembrar mais do nome do seu concorrente do que do seu negócio. A legibilidade e sonoridade aqui podem te tornar memorável.
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Equilíbrio
Além de todos os quesitos anteriores, um conhecimento técnico com a execução das proporções também garantirá o sucesso do logotipo. São inúmeras as proporções que podem ser aderidas, mas uma escolha mal feita dela pode acarretar no tópico anterior: A ilegibilidade.
Se seu logotipo foi pensado com uma iconografia que é desproporcionalmente maior do que a parte tipográfica e textual, quando for necessária uma redução máxima sua parte textual “sumirá” no olhar. Uma situação inversa também pode ocorrer. Portanto equilíbrio e coerência merecem atenção especial aqui.
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Harmonia
A escolha das cores, fontes e formas não devem ser escolhidas sem a utilização de conceitos visuais. As teorias existem para nos ajudar e têm os efeitos comprovados no inconsciente dos espectadores. Não devemos pensar que seguir conceitos é algo que limita as nossas habilidades criativas.
Precisamos ter conhecimento sobre a psicologia das cores e das formas e outras teorias de harmonização, pois uma má combinatividade das mesmas pode causar uma aversão e um incômodo visual. Muitas vezes, quem está observando não sabe explicar o motivo, só sabe que não gostou e não foi impactado por tal modelo visual. Mas nós sabemos o porquê.
Por fim, podemos concluir que na maioria das vezes querer economizar nessa etapa tão importante para uma empresa pode ser fatal e fará o empresário ter um novo gasto mais a frente contratando o mesmo serviço novamente, pois ao longo da utilização da marca é que os problemas vão começar a aparecer. Aqui aquela máxima “Quem quer pagar mais barato acaba pagando 2 vezes” se faz presente.
Portanto analise bem o trabalho do designer que contratará para este trabalho.
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