COMO O DESIGN AJUDA EMPRESAS A VENDEREM MAIS

Você já parou para pensar por que você opta por comprar um produto de determinada marca em detrimento de outra que vende a mesma coisa?

A resposta para essa pergunta é que nossas decisões são feitas a nível inconsciente. Com tamanha competitividade no mercado entre as marcas, nossas escolhas não dependem mais dos quesitos funcionais e sim dos emocionais.

Como seres emocionais, fazemos julgamentos rápidos sobre itens com os quais interagimos regularmente. Formamos opiniões rápidas sobre a qualidade e a confiabilidade dos objetos e serviços e nossas interações com eles. 

O design vem como um grande propulsor de vendas conseguindo influenciar nas decisões através das experiências obtidas no relacionamento entre marca e consumidor atuando desde o primeiro contato entre ambos.

Pense no último site que você comprou que não era de uma marca famosa. Sua visita inicial ao site te impressionou. Se você acabou adquirindo o produto, sentiu-se à vontade de comprar; isto é, você confiou nele. O design pode ter afetado você apenas inconscientemente, mas, sem dúvida, afetou sua decisão de compra.

Não só no site como no exemplo anterior, mas o design deve atuar em todos os pontos de contato com o consumidor.

O cliente deve sentir-se atraído e encantado pelo logotipo que transmitirá confiança, pelo efeito das cores e formas escolhidas, pelas estampas dos produtos vendidos, pelo design da embalagem e até mesmo pelo padrão do e-mail de confirmação de compra.

No mundo físico, pense na última vez em que você fez compras em um supermercado. Você consegue se lembrar de algo que chamou sua atenção?

Se se lembrou, é provável que você se lembre de algo sobre a embalagem – em essência, o design atraiu o seu olhar.

A embalagem fica em uma prateleira e é vista por segundos enquanto você passeia por aquele corredor – portanto, seu design precisa conectar-se rápida e subconscientemente a você para atrair sua atenção. Não é novidade que alguns produtos conseguem até praticar preços mais elevados no mercado devido a seu design e por toda experiência que entregam. O design mal elaborado geralmente resulta em vendas mais baixas, mesmo que dois produtos quase idênticos estejam nas prateleiras um ao lado do outro pelo mesmo valor ou menor.

Imagens: Pinterest

O design para prestadores de serviços

Se tratando de serviços, a história não é diferente. O design é responsável por transmitir credibilidade e a qualidade do serviço que será prestado antes da contratação. Inconscientemente o consumidor opta pelo prestador que aparenta oferecer menos risco a ele. Esse risco pode ser entendido como perda de tempo, perda de dinheiro investido, serviço de baixa qualidade, entre outros.

Nesse caso, o design pode – e deve- atuar desde o uniforme dos vendedores, no cartão de visitas, nas redes sociais, na papelaria de documentos, na proposta e orçamento, nos informativos internos, nos anúncios e na publicidade e até mesmo nos processos de execução. Sem precisar citar aqui o espaço físico – como escritório de atendimento ou loja – se houver.

A Amanda Borges, proprietária da FLY&co. Turismo, notou aumento em seu faturamento desde que começou a utilizar os materiais personalizados feitos por mim:

“Do cartão digital ao cartão de visitas físico, sempre recebo elogios dos meus clientes e também dos fornecedores. O simples fato de o orçamento e planejamento de viagem ser enviado em papel timbrado já fez muitas vezes o cliente preferir o meu orçamento do quê o de outra agência, e eles vêm me dizer isso! Sempre mencionam o cuidado, capricho requinte que minha marca transmite. Fico muito orgulhosa, pois reflete justamente o que quero transmitir”.

É claro que materiais bem elaborados não salvam produtos e serviços de baixa qualidade.

Vale ressaltar que um produto ruim não será sustentável ao longo do tempo se o produto em si for inferior. Você pode criar materiais fantásticos e as vendas iniciais podem ser boas – mas as vendas ao longo prazo fracassarão. Além disso, nas redes sociais de hoje, a reputação de produtos ruins é geralmente rapidamente destruída. Portanto, é importante também ter um bom produto ou serviço.

Resumindo, o design ajuda empresas a venderem mais influenciando emocionalmente a decisão de compra dos consumidores.

Responsável por transmitir sensação de confiança, qualidade, credibilidade, diferenciação e na memorização de determinada marca ou corporação.

Se as vendas de sua empresa andam abaixo do esperado, talvez seja a hora de reestruturar o design de seus materiais e repensar a maneira como andam apresentando os seus produtos ao mercado. Para isso me envie uma mensagem e conte comigo!

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Este post tem um comentário

  1. BrianTress

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