5 Hábitos de Designers Fracassados

Um profissional fracassado é aquele que não conseguiu alcançar seus objetivos ou seus ideais. Se você não é um, com certeza conhece um designer com esse “azar”. Mas muito disso pode ser consequência de hábitos que as vezes podem passar despercebidos.

Você conhece aquela pessoa que vive reclamando da área do design? Já ouviu falar naquelas frases prontas em que o mercado nunca está favorável? Talvez exista uma verdade que ninguém vê. E quer saber o que acontece pra muita gente não ir pra frente? Conheça os 5 hábitos dos designers fracassados e veja que é completamente possível ser bem sucedido, respeitado e, pasmem: ganhar dinheiro com design.

No artigo de hoje eu separei 5 atitudes que um designer deve deixar de lado se quiser ter sucesso em sua carreira.

Hábito 1: Culpam o mercado por tudo.

Para este designer, a culpa sempre é da crise, dos profissionais que cobram mais barato ou dos aplicativos que criam imagens de modo fácil. Ele nunca assume a responsabilidade de sua carreira estar onde está. Reclamar é a melhor desculpa para “tapear” a preguiça de tomar atitudes e transformar os resultados que obtém.

Hábito 2: Pedem opinião sobre seus trabalhos sem nenhum critério.

Mostrar seus trabalhos para outros profissionais da área é essencial para quem quer evoluir. Porém, é necessário conhecer de alguma forma quem é este profissional que está opinando sobre seu trabalho. Quem é ele, qual a sua trajetória, qual a sua experiência, o que ele sabe e o que ele tem para te acrescentar, por exemplo, são levantamentos que se deve fazer antes de sair jogando os trabalhos nos “grupos de designers” e deixar que qualquer um venha dar pitacos. Caso contrário se prepare para a chuva de haters que virão te desanimar da profissão.

Hábito 3: Fazem piadas sobre a profissão.

Quando estamos navegando na internet, principalmente em páginas de assuntos criativos, nos depararmos com muitas piadinhas e memes sobre a nossa profissão. Que designer não ganha dinheiro, não é valorizado, vira a madrugada trabalhando, que o cliente não valoriza e etc. Seguir por este caminho é colocar a corda no próprio pescoço e é o passaporte de entrada para o fracasso.

Se você educa seu cliente com esses conteúdos, é assim que ele irá te enxergar. Se valorize e valorize a sua profissão em primeiro lugar.

Hábito 4: Não investem em sua carreira.

Um profissional fracassado não investe em sua carreira. Vejo muitos “designers” que durante o ano não fazem sequer um workshop, não compram cursos, não fazem um upgrade da sua máquina mas gastam seu dinheiro em festas, passeios e coisas supérfluas.

A questão aqui não é como gastar o seu dinheiro, mas alertar para a necessidade de procurar evoluir profissionalmente constantemente. Com a velocidade das mudanças no mercado e das novas tecnologias, aquele profissional que não estiver sempre se atualizando não terá vez.

Hábito 5: Focam somente em aprender técnicas.

Hoje o mercado está cada vez mais atrás de profissionais multidisciplinares. O designer que empreende e está construindo a sua carreira, sabe que além de ser bom nos softwares é necessário estudar marketing, vendas, inteligência emocional, trabalhar seu posicionamento dentre tantas outras coisas.  O designer que está batendo cabeça ainda em tutoriais aprendendo Corel, pacote Adobe e 3D estará fora das disputas em pouco tempo.

 

TALVEZ VOCÊ GOSTE TAMBÉM

Deixe um comentário