“Criar logomarca grátis” ainda é um dos termos mais procurados no Google, entenda o motivo e fuja dessa cilada.
Em 2014 os Correios gastaram 42 MILHÕES para refazer a sua identidade, em 1986 a Next empresa de Steve Jobs pagou 100 MIL para criar a sua marca, em 2007 foram pagos 625 MIL pela logo da Olimpíada de Londres, 1 MILHÃO pela nova logo da Pepsi pagos em 2018.
Estamos em 2018 (atualizado 2020) e com uma simples pesquisa no google, podemos ter acesso a vários cases em que provam que uma identidade visual bem elaborada é, muito possivelmente, o ativo estratégico de marketing mais importante que uma empresa pode ter. E mesmo assim o termo “criar logomarca grátis” ainda é um dos mais buscados na internet.
Além da vantagem óbvia de criar reconhecimento de marca e agregar valor, um logotipo bem feito também pode comunicar benefícios não-tangíveis sobre uma empresa. Logos podem inspirar confiança, qualidade, admiração e até mesmo transmitir superioridade em relação à concorrência.
“Mas eu estou começando agora”
A desculpa de que “estou começando, por isso não tenho dinheiro para investir no visual do meu negócio” não é mais válida no mercado atual. Se você está começando sem verba, melhor voltar algumas casinhas e refazer o seu planejamento. Separar um valor para a imagem da sua empresa é um investimento tão importante quanto pensar na locação do espaço físico, criação de site, pagamento de funcionários, compra de equipamentos e suprimentos.
Costumo dizer que querer poupar nessa hora e querer “ganhar mais por menos” é – falando grosseiramente – uma das economias mais porcas que um empreendedor pode fazer e você irá se odiar em pouco tempo se tiver essa atitude. Isso porque procurando meios baratos e grátis você pode até conseguir um símbolo bonito e “jeitosinho”, mas que não passa disso, e que em nada representa o seu negócio e os atributos que ele possui. Portanto o seu público não se identificará com aquela marca, e você terá muita dificuldade em atrair novos clientes.
Dito isso tudo, imagino que se você está abrindo um negócio, você almeja o melhor e está em busca de sucesso e da realização de sonhos com esse novo empreendimento.
No quesito visual só tem uma maneira de conseguir um bom resultado e transmitir a essência e personalidade de sua empresa para o seu público. Essa maneira é contratando um profissional adequado e especializado para traduzir sensações e despertar emoções ao seu observador – no caso seu possível cliente – de modo personalizado para cada tipo de negócio, entendendo as necessidades e características únicas de cada empresa.
Deixe essa tarefa para um profissional experiente e que focará em lhe trazer resultados positivos para seu negócio.