Quais os melhores livros de design gráfico é uma dúvida muito frequente de quem é estudante ou está começando na profissão. Com a imensidão de informação que temos disponível hoje na internet, é muito fácil se perder em conteúdos que não possuem fonte ou nenhuma garantia do que estão falando.
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Investir constantemente em adquirir conhecimento, seja por meio de cursos ou livros, é fundamental se você é um designer iniciante e deseja se profissionalizar em criação de imagens.
Pensando nisso eu fiz uma seleção com os 7 melhores livros de design gráfico que eu possuo aqui no meu escritório e alguns clássicos da área.
Você vai se surpreender com a qualidade do material disponível.
A lista a seguir está em ordem aleatória, para você escolher os temas que mais se encaixam em suas demandas de jobs.
Boa leitura!
Branding + design
por Sandra Ribeiro Cameira
As logomarcas que se destacam em meio à concorrência não são apenas fruto de um momento de inspiração. Muitas vezes, a ”cara” de uma empresa vem da criatividade do designer aliada à estratégia do profissional de gestão de marcas, o chamado branding. Branding + design explica como essa união de forças funciona e de que modo ela transformou o dia a dia de quem trabalha na área de identidade visual. A autora entrevistou designers, arquitetos e especialistas em branding, que compartilham sua experiência com o leitor, e analisou os projetos que mudaram a marca de quatro grandes empresas brasileiras. Enriquecido com fotos, ilustrações e trechos dos projetos, este livro é uma importante contribuição do Senac São Paulo para ampliar o conhecimento de estudantes e profissionais de design e marketing, revelando também para o público geral detalhes do envolvente processo que torna uma marca poderosa e influente em nossas escolhas de consumo.’
Pensar Com Tipos
por Ellen Lupton
Este não é um livro sobre tipos. É um livro sobre como usá-los. Este livro tenta nos ajudar a pensar com tipografia. A tipografia é uma ferramenta com a qual podemos dar corpo físico a linguagem, dar uma forma concreta ao conteúdo e propiciar o fluxo social de mensagens. Esta obra se dirige a leitores e escritores, designers e editores, professores e estudantes cujo trabalho esteja relacionado com a vida imprevisível da palavra escrita. Da rigidez imposta pelo trabalho com tipos móveis físicos, de metal ou madeira, à flexibilidade oferecida pelo meio digital, o texto evoluiu, passando de um corpo fechado e estável a um ecossistema fluido e aberto cujos atributos de granularidade, cor, densidade e contorno podem ser ajustados de maneira infinita. Pensar com tipos aborda as questões culturais e teóricas que alimentam o design tipográfico. O livro está dividido em três seções: letra, texto e diagrama. A partir da unidade básica que é a letra, aborda as particularidades da organização das palavras em corpos de texto coerentes e sistemas flexíveis. Os exemplos de projetos e os exercícios práticos incluídos explicam como a tipografia pode ser estruturada e porque é estruturada de tal maneira, com a intenção de revelar as bases funcionais e culturais embutidas nas convenções do design. Pensar com tipos é um recurso inestimável para todos aqueles que já tiveram de atravessar o território abismal da página em branco e foram assediados por perguntas como que fonte usar?, de que tamanho?, como compor, alinhar e espaçar todas essas letras, palavras e parágrafos? Um guia que nos ensina a navegar com imaginação dentro do conjunto de normas tipográficas e nos orienta sobre quando é conveniente quebrá-las.
A Psicologia das Cores
por Eva Heller
Este livro aborda a relação das cores com os nossos sentimentos e mostra como as duas coisas não se combinam por acaso, já que as relações entre ambas não são apenas questões de gosto, mas sim experiências universais profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento. Organizada em treze capítulos, correspondentes a treze cores diferentes, a obra oferece um rico painel de informações sobre as cores: de ditados e saberes populares até sua utilização na área de design de produto, os diversos testes baseados em cores, as terapias cromáticas, a manipulação de pessoas, os nomes e sobrenomes relacionados com as cores etc. A diversidade desta abordagem faz do trabalho de Eva Heller uma ferramenta indispensável para todos os que trabalham com cores: artistas, terapeutas, designers gráficos e industriais, decoradores, arquitetos, designers de moda, publicitários, entre outros.
O Livro dos Símbolos - Reflexões sobre imagens arquetípicas
por Archive for Research in Archetypal Symbol
O Livro dos Símbolos reúne um conjunto de textos informativos sobre os símbolos de todo o mundo e de todas as eras, apresentados em 800 imagens a cores. O enquadramento psíquico, o processo psicológico e a dinâmica de apreensão dos diversos significados, a raiz etimológica, ou, a forma como as diversas culturas adoptaram diferentes linguagens e simbologias, são factores levados em consideração e profundamente analisados nos 350 textos aqui reproduzidos.
A autoria dos textos é repartida entre especialistas das áreas da psicologia, da religião, da arte e da literatura, e procura revelar a forma como a mesma imagem, artística, religiosa, do universo dos sonhos, ou, da realidade quotidiana, e a sua experiencia visual, difere perante cada indivíduo, consoante os contextos históricos, ou, sócio-culturais. A mesma experiencia visual face aos símbolos, assume diferentes ressonâncias psicológicas dependendo dos factores anteriores.
O Livro dos Símbolos, estabelece um novo padrão na investigação desta matéria e vai ao encontro do interesse de uma vasta gama de leitores: artistas, esotéricos, designers, psicoterapeutas, religiosos, escritores, etc…
Dicionário de Símbolos
por Jean Gheerbrant Alain Chevalier
Seria pouco dizer que vivemos num mundo de símbolos: um mundo de símbolo vive em nós. Da psicanálise à antropologia, da crítica de arte à publicação e à propaganda ideológica ou política, ciência, artes e técnicas tentam, cada vez mais, atualmente, decifrar a linguagem dos símbolos, não só para ampliar o campo do conhecimento e aprofundar a comunicação, como também para domar uma energia de um tipo especial, subjacente aos nossos atos, reflexos, tendências e repulsões, das quais apenas começamos a vislumbrar o extraordinário poder.Anos de reflexão e de estudos comparativos sobre um conjunto de informações reunidas por uma equipe de pesquisadores, abrangendo áreas culturais através do desenrolar da história e da extensão do povoamento humano, levaram os autores a demonstrar o caráter profundo da linguagem simbólica, tal como ela se subdivide nas camadas ocultas da nossa mente.Todos sentirão a importância de Dicionário de símbolos, que, com seus mais de 1.600 artigos, entrelaçados por comparações e remissivas, muitas vezes reestruturados após longa maturação, permite o desvendar do símbolo melhor do que a razão por seus próprios meios. Este conjunto único abre as portas do imaginário, induz o leitor a refletir sobre os símbolos, assim como Bachelard convidava a sonhar sobre os sonhos, a fim de descobrir o sabor e o significado de uma realidade vibrante.
Design Para Quem não É Designer: Princípios de Design e Tipografia Para Iniciantes
por Robin Williams
Robin Williams, de maneira clara e didática, ensina que qualquer pessoa pode elaborar páginas com uma estética melhor. Por ser um livro de design para leigos, a autora dá dicas e ensina truques para as mais variadas situações do dia a dia, que vão desde a elaboração de um simples panfleto até a elaboração de um jornal.
Design de Identidade de Marca
por Alina Wheeler
Design de Identidade da Marca apresenta um método em cinco fases, universal e comprovado, para criar e implementar uma identidade de marca de sucesso. Da pesquisa e análise à estratégia de marca, do desenvolvimento do design à sua aplicação e de padrões de identidade ao lançamento e à governança, este livro é uma referência essencial tanto para a criação de novas marcas quanto para a revitalização de antigas. Enriquecida com novos estudos de caso envolvendo marcas de sucesso mundial, como Herman Miller, General Electric e a campanha presidencial de Barack Obama em 2008, esta terceira edição ainda aborda tendências emergentes, como sustentabilidade e redes sociais.