Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitas pessoas no mundo inteiro, mas iniciar um empreendimento do zero em qualquer área envolve muito planejamento.
Investir em design é fundamental para o sucesso e sustentação de um negócio. Assim, a criação dos materiais gráficos deve entrar na lista de prioridades que deverão ser providenciadas antes da abertura das portas ao público.
Isso porque é importante comunicar ao seu consumidor a essência e personalidade de seu negócio, gerando assim a identificação com o cliente. O mercado de hoje não tem mais espaço para amadores que não se importam com que tipo de imagem está transmitindo no mercado. Se você não está cuidando dessa parte, com certeza o seu concorrente estará.
É comum que no início de pequenos empreendimentos, a verba para a criação desses materiais seja menor do que a necessária, o que limitará a quantidade de itens que poderão ser confeccionados inicialmente.
Desse modo, hoje eu listo os materiais indispensáveis para qualquer negócio a dar o pontapé inicial.
Logotipo
O logotipo é a parte central de uma identidade visual. É o embrião de onde o universo visual vai surgir. É impossível desenvolver qualquer peça de comunicação sem que haja uma representação gráfica bem construída de seu negócio.
Hoje é comum ver as empresas – principalmente os pequenos negócios – comprarem logos prontas em sites que oferecem este tipo de serviço, mas que não passam de símbolos bonitos e em que nada representam o seu negócio.
Um logotipo bem pensado, focado nos atributos da empresa, seus diferenciais e posicionamento será um logotipo que a representará de fato. E trará personalidade ao negócio, diferenciando-os dos demais. Um projeto de identidade visual bem elaborado, traz uma carga de informação e comunicação subliminar que vai se solidificando ao longo do tempo, conforme a empresa vai ficando conhecida.
Cartão de visitas
É indispensável ter sempre um cartão de visitas de sua empresa em mãos, nunca sabemos quando toparemos com um possível cliente que te dará abertura e se interessará em receber mais informações da empresa. Isso serve também para negócios online. O cartão será importante para se apresentar em eventos de networking e reuniões.
Site
Um site não está dentro da categoria “material gráfico”, mas é uma ferramenta essencial de comunicação para a sustentação de qualquer negócio. Na atualidade, se você não está presente na web, o seu negócio não existe.
Uma pesquisa feita pela consultoria TNS Research International apontou que os brasileiros costumam consultar sites na internet antes de fazer uma compra ou se dirigirem até a empresa.
Um site simples e com poucas páginas, já será seu grande aliado para atração e retenção de novos clientes. O importante é conter as principais informações sobre o seu negócio, incluindo quais produtos e serviços oferecem, seu endereço, maneiras de contato, se possível depoimentos de clientes atendidos e que saíram satisfeitos com o serviço prestado.
Portfólio
Seja para ofertas de produtos ou serviços, ter uma apresentação bem feita, organizada e bem diagramada pode ser fator decisivo numa disputa entre você e seu concorrente. Isso porque um projeto de portfólio bem estruturado pode transmitir a sensação de confiança, seriedade e qualidade de serviço além de impressionar o cliente que o recebe.
Podemos citar os modelos virtuais em PDF, ideais para serem enviados via e-mail ou serem anexados ao site, ou um modelo catálogo impresso ideal para negócios que possuem vendedores externos, desse modo o vendedor terá um modelo em mãos para apresentar em suas visitas aos clientes.
Papel timbrado e Pasta
Estes dois itens são mais utilizados por profissionais da saúde ou que precisam entregar algum material impresso aos seus clientes. Seja para entregar algum exame, receita ou prescrição ao seu paciente, ter um papel timbrado e uma pasta reforçará a identidade do seu negócio, fazendo com que o seu paciente mantenha seus itens organizados. Sem dúvidas o cliente lembrará de você posteriormente quando necessitar de seus serviços novamente, visto que nesses materiais também podem conter informações de contato, o que facilitará para o paciente mesmo que ele tenha perdido seu cartão de visitas.
Assim que você desenvolver os materiais, escolha a melhor gráfica para imprimir. Você pode escolher entre as opções disponíveis na sua cidade, ou as gráficas online e que entregam em todo o Brasil.
Após providenciar esses itens principais, não deixe de aumentar aos poucos as possibilidades de reforçar a sua marca e aumentar a sua presença em outros materiais, como folders institucionais, uniformes, envelopes, adesivos, assinaturas de e-mail, brindes e em anúncios online ou offline.