Quem diria que já chegamos em dezembro!
Você sabe como contornar a pressão da correria de fim de ano? Nas empresas, escritórios e entre os empreendedores, aquela correria típica e um sentimento em comum: o desejo de terminar logo as tarefas para alcançar o tão merecido descanso de fim de ano.
É um período agitado, geralmente com os negócios mais aquecidos em relação aos outros meses. Justamente por isso, como apontam pesquisas recentes, no fim do ano o nível de estresse dos brasileiros aumenta em até 75%. Mas é preciso aproveitar os benefícios dessa época em todas as suas nuances – das vendas intensas à pausa que os feriados proporcionam.
Evite excessos
Nos primeiros anos de um negócio, é natural que haja uma empolgação bem maior em relação a essa época. A procura pelo seu serviço aumenta, as vendas ficam mais interessantes e a quantidade de trabalho dobra. Mas assim como o trabalho, o desgaste com todas essas funções também é bem maior. A dica aqui é a assertividade: faça com calma e precisão suas tarefas essenciais e evite exageros. Assumir mais funções do que somos capazes é um erro que pode comprometer todo um trabalho e até mesmo a sua saúde. Afinal, você também precisa estar bem para que tudo caminhe bem.
Mantenha-se centrado
Não adianta nadinha perder a paciência e as estribeiras por estar pensando em tudo ao mesmo tempo. Concentre-se em resolver uma coisa de cada vez. Assim, seu tempo rende mais e sua cabeça agradece.
Descanse
Essa aqui parece boba, mas é sempre bom reforçar! Descansar o corpo e a mente é fundamental para que possamos fazer um balanço das nossas atividades do ano. Que tal se dedicar àquilo que te dá mais prazer? É bom se recompensar pelo ano de trabalho e realizações. Além disso, as boas ideias pro próximo ano só irão fluir e funcionar em uma cabeça tranquila.
Curta as festividades
Natal, amigo oculto, reunião de família, encontro com os amigos. É importante estar com quem amamos pra nos lembrar de quem somos e o que buscamos com nosso trabalho e autorrealização. Então essa é a hora de estar presente de verdade, relaxar, comer os quitutes maravilhosos da época e se divertir.
Planeje o próximo ano
Ainda nessa vibe do descanso, que tal aproveitar para planejar os novos desafios e metas para o ano que vem? Com um balanço do ano que passou, veja o que você quer fazer diferente e como deve agir pra isso. Vai colocar uma ideia nova em prática? Testar um novo produto? Esse é o momento de calcular seus próximos passos sem a pressa de já ter prazos a cumprir. Estipule suas novas metas detalhadamente e prepare-se para o próximo ano!