É muito comum que no início de qualquer carreira cometamos erros e que, no fim das contas, estes acabem sendo benéficos – se aprendemos com eles para não repetirmos mais.
Mas muitos erros podem ser evitados com informações e dicas de alguém que já tem experiência no mercado.
Portanto, hoje eu vou apontar 4 erros principais que Designers cometem no início de carreira que podem e DEVEM ser evitados.
Erro 1- Trabalhar sem contrato
Um bom relacionamento entre designers e clientes por meio de um contrato de prestação de serviços pode economizar tempo, dinheiro e riscos e garantir o sucesso do serviço prestado.
Nele deve ficar claro tudo o que o contratado ( no caso você designer ) deverá entregar no projeto, assim caso o cliente depois questione sobre algum item que ele “achou” que viria junto e que estaria incluso no pacote, o designer fica respaldado pelo contrato assinado.
O contrato também serve como um filtro de clientes. Se o cliente acha que assinar um contrato é burocrático e trabalhoso, possivelmente você está se livrando de um calote lá na frente.
Erro 2- Começar um trabalho sem receber um valor de sinal
Repitam essa frase diariamente como um mantra: “não começar um trabalho sem sinal”.
Por mais responsável, confiável, amigável que o cliente possa parecer ele pode simplesmente desistir do projeto na metade por inúmeras questões, e você pode acabar sem receber o tempo já dedicado e saindo no prejuízo por isso. E acreditem, isso acontece muito!
Portanto, peça um sinal sempre e só inicie o trabalho quando o depósito constar na sua conta.
Erro 3- Entregar as artes sem ter recebido o pagamento.
Infelizmente na jornada de empreendedor nem tudo são flores, e as vezes nos deparamos com pessoas que nem sempre estão cheias de boas intenções e querem tirar vantagem sempre que possível.
O contrato te respaldaria desse pagamento? Sim!
Mas se você quer evitar o desgaste de procurar um advogado e recorrer judicialmente um pagamento que não foi efetuado, coloque uma cláusula no contrato que os arquivos somente serão enviados após o pagamento total do serviço contratado, e que antes disso todos os direitos de uso da peça estão em sua propriedade.
Erro 4- Trocar trabalho por divulgação/indicação
Se tem uma coisa que já está mais do que comprovada, é que não dá certo trocar serviços gráficos por indicação.
Isso não se aplica somente na nossa área. Se você por acaso chegar no mercado e falar com a moça do caixa que vai pagar em indicação eles irão aceitar? Claro que não né!
Um cliente deve te indicar porque gostou do seu trabalho, te achou comprometido e porque você gerou resultados para o negócio dele, e não apenas indicar porque tem uma dívida com você.
Uma outra coisa é que se você acostuma um cliente com este tipo de pagamento, quando houver a necessidade de você cobrar o pagamento dele ele não irá aceitar.
Portanto, fuja de clientes que não valorizam o seu trabalho. Se algum deles propor esse tipo de troca, fuja que é cilada!
Me diz aí, você já cometeu algum desses erros?