Consórcio Logístico Brasil
Palavras-chave
Sinergia
Precisão
Agilidade
Solidez
Confiança
Conceito
Solidez e Confiança
Segundo a psicologia das formas, dentre as formas básicas primárias, a que mais expressa solidez, confiança, segurança, força e estabilidade é a forma quadrada e ou/ retangular. Usada por empresas que desejam transmitir valores como profissionalismo, força e eficiência. Por este motivo, o cubo foi a forma escolhida a ser trabalhada como base desse logotipo.
Agilidade e Precisão
Arquétipo do falcão. Os arquétipos se fazem importantes no trabalho de marca, por se tratar de símbolos que induzem determinados sentimentos e comportamento em qualquer grupo social. Eles induzem emoções através dos neurotransmissores. Os arquétipos, portanto, são formas preexistentes que só podem ser nomeados e representados quando acessam a consciência, por meio de imagens. A manifestação do arquétipo é pessoal, entretanto a base instintiva é a mesma para todos os seres humanos.
O falcão foi identificado ideal para essa representação por se tratar de um arquétipo da velocidade e agilidade. É o animal que possui o tiro certeiro, preciso, não erra a sua presa. Mensageiro confiável e de grande poder na natureza.
Neste projeto, o falcão não foi utilizado de forma literal. Suas formas foram utilizadas como base de inspiração e o mesmo foi representado apenas com uma de suas partes: as asas.
Sinergia
Para representar a sinergia, a ação conjunta entre as empresas e parceiros, a asa representada no símbolo foi dividida propositalmente em 3 partes para indicar:
1) o consumidor final beneficiado pelo serviço;
2) a empresa parceira mediadora;
3) a empresa prestadora do serviço logístico.
Logística
Um dos objetivos principais de um logotipo é diminuir o tempo de percepção de seu cliente expectador sobre a sua empresa, do que se trata, quais serviços ela presta. Deste modo, o símbolo principal tem em seu espaço negativo as formas de seta, indicando direção, o que faz referência à área de atuação do negócio logístico.
Construção
Para organizar e distribuir todos os elementos do logotipo,foi utilizado a proporção áurea.